Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Parlamento dos Jovens - Informação à Comunidade

Informação à Comunidade Decorreu nos dias 18 e 19 de março a Sessão Distrital de Braga do Parlamento dos Jovens. Os nossos deputados efetivos, Beatriz Borges (9ºB) e Francisco Guimarães (9ºE) e o...

Cáritas na Escola - 9.ºE

No dia 21 de março de 2024, os alunos do 9.ºE tiveram uma experiência diferente e marcante para as suas vidas. No seguimento do projeto desenvolvido na escola intitulado “Cáritas...

“Leitura, espaço de liberdade” - 9.ºE

No âmbito da semana da leitura, os alunos da turma 9.ºE foram desafiados para organizarem uma tertúlia cujo tema era “Leitura, espaço de liberdade”Teve como convidada a Sr.ª Vereadora da...

PROJETO NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

PROJETO NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

Visita ao O Museu do Papel Moeda – Porto (02.12.2019)

No passado dia 2 de dezembro, no âmbito do projeto “No Poupar é que Está o Ganho” promovido pela Fundação Cupertino de Miranda em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma A do 5.º ano deste agrupamento de escolas, tiveram a oportunidade de efetuar uma visita ao Museu do Papel Moeda – Porto.

O Museu do Papel Moeda – Porto, organiza-se em torno de duas salas de exposição permanente:

 - A exposição de papel moeda, com todas as emissões de notas feitas para Portugal e ex-colónias, para além de uma importante coleção de cédulas, cheques, ações, lotarias e papel selado. De destacar o facto de o Museu possuir mais de três dezenas de notas únicas no Mundo que nem nas coleções do Banco de Portugal ou do Banco Nacional Ultramarino figuram.

- A exposição dedicada ao tema do dinheiro e os transportes é composta por mais de cinco mil modelos de automóveis, barcos e comboios. É uma exposição muito interativa, onde o recurso às novas tecnologias é constante. As linhas de orientação estratégica do Museu refletem a valorização do papel educacional e social que o Museu tem tido.

Este projeto, para além da referida visita, consiste na realização de vários trabalhos e ações em contexto de sala de aula e a participação em atividades, como as Olimpíadas de Educação Financeira e apresentação de um trabalho final a concurso.

Para o efeito, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda disponibiliza vários materiais pedagógicos, nomeadamente o acesso a uma plataforma eletrónica de ensino, onde os alunos poderão realizar atividades lúdico-didáticas tais como fichas de exercícios, visualização de filmes de animação sobre os temas de educação financeira e jogos.

É um projeto, com a duração de um ano letivo, que visa transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.

Este projeto vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e, por um lado dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que viram, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a educação financeira incluída no curriculum nacional do ensino básico, e por outro lado procura desenvolver nos alunos a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo em vista a gestão do dinheiro e é considerada uma das 5 competências mais importantes a desenvolver nos alunos no século XXI!

Atividades