25 de Abril 1974 - 2024

Neste ano letivo celebram-se os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Nesse sentido, ciente da importância da efeméride, o AEPAS pretendeu assinalar a data com um maior...

Olimpíadas de Química Júnior - 1.º Lugar

A Escola EB 2,3 Abel Salazar conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química Júnior.A equipa daquela escola vimaranense de Ronfe foi constituída pelos alunos Luísa Lobo, Margarida Machado...

Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore

 “Nesta data, destacam-se a beleza e a importância das árvores e reconhece-se o papel vital que desempenham na promoção de uma sociedade consciente, sustentável e em equilíbrio com a...

Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Artigos

Visita de Estudo à Citânia de Briteiros e Museu de Cultura Castreja

Visita de Estudo dos alunos de 5º ano à Citânia de Briteiros e Museu de Cultura Castreja

 Foi num dia solarengo de inverno, que as turmas A, B e C do 5º ano, acompanhadas por alguns professores, rumaram à Citânia de Briteiros, ocupada desde a Idade do Bronze Final (Séc. IX a. C.), durante a Idade do Ferro e ainda no período Romano.

Viram as três muralhas defensivas construídas em granito, assim como uma das suas portas, os arruamentos e as casas praticamente em ruínas, à exceção de duas que Martins Sarmento reconstruiu, aquando das escavações arqueológicas que fez no local. As ruínas que visitaram incluíram as “casas”, cada uma constituída por várias construções, protegidas por muros com cerca de dois metros de altura e com portas que se abriam para as ruas. A construção principal era circular, com um átrio exterior onde havia bancos e seria a habitação principal da família. As restantes construções circulares seriam as habitações dos familiares mais jovens e as construções retangulares locais para guardar as alfaias, utensílios e alimentos.

Os alunos visitaram também a Casa do Conselho (fotografia), sentaram-se nos bancos e ouviram a explicação sobre a importância daquele local, onde se reuniam os representantes das famílias mais importantes para governarem o povoado.

Seguiram para o Museu de Cultura Castreja, localizado na Casa que pertenceu a Martins Sarmento e onde se refugiu Camilo Castelo Branco. Neste local tomaram contacto com inúmeras peças de cerâmica, de metal e a Pedra Formosa que se encontrava na entrada de um dos balneários existentes naquele povoado.

Foi uma visita bastante agradável, tendo os alunos admirado in loco algum do património do seu concelho, o qual tinha sido explorado nas aulas de História e Geografia de Portugal.

Espera-se que a visita das turmas D, E e F, que foi adiada devido a más condições climatéricas, seja tão profícua e gere nos nossos alunos a vontade de procurarem visitar mais o nosso riquíssimo património.