"O saber não deve pesar"

Dia 1 de outubro de 2019 realizou-se na Escola E.B. 2,3 Abel Salazar pelas 18h30 uma ação de sensibilização  - "O saber não deve pesar" relativo ao peso das mochilas, ...

AVISO N.º 1- A/2019

Aviso de Abertura Contratação de um Licenciado em Psicologia/Psicólogo ao abrigo artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de...

Projeto ERASMUS+ KA229

Projeto ERASMUS+ KA229 Parcerias de Intercâmbio Escolar“Diversity and Culture make the UNION” A Diversidade e a Cultura fazem a UNIÃO Nos próximos dois anos letivos, o AEPAS irá desenvolver uma parceria de intercâmbio...

Artigos

EcoParlamento - Brigada Verde

“O que não acaba no lixo acaba no mar…”

 No âmbito da participação de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar no projeto Eco Parlamento, atividade âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, no próximo dia 21 de março pelas 10 horas terá início uma campanha pública de consciencialização ambiental em parceria com a Junta de Freguesia de Ronfe, o Agrupamento de Escuteiros 5 de Ronfe e a Academia da Razão.

 A escorrência urbana transporta todo o tipo de lixo das nossas ruas e valetas para os rios que inevitavelmente acaba no mar. Todo o tipo de plásticos, beatas, papel e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes acabam no mar. Os resíduos deves ser colocados nos locais apropriados, reciclando sempre que possível o papel, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, pastilhas elásticas, por exemplo.

No dia 21 de março decorrerá a primeira ação de sensibilização pública envolvendo as entidades referenciadas, sendo realizado para o efeito uma recolha de lixo e respetiva separação nos seguintes locais: Alameda Abel Salazar, Rua 13 de maio, espaço exterior da escola EB 2,3 Abel Salazar e do Centro Escolar de Ronfe. Alunos, professores, funcionários e público em geral estão convidados a participar nesta ação de grande dimensão. No local, os estudantes integrantes do projeto Eco Parlamento acompanhados pela restante comunidade estudantil apresentarão o projeto “O Mar também nos pertence” que discute o Objetivo 14 – Vida debaixo da água da Agenda 2030 da ONU.

Poderemos concluir que o mar começa no espaço que o cidadão ocupa e que do seu comportamento dependerá o estado dos oceanos e a preservação das espécies marinhas.

Esta campanha decorrerá até ao dia 23 de março e aproveitar-se-á igualmente para assinalar o Dia Mundial da Floresta a 21 de março e do Dia Mundial da Água que acontece a 22 de março.

 “…O Mar Começa Aqui e a sua preservação em Nós”