SuperTmatik em Francês! - 18/19

Parabéns! Conhecidos os resultados da nossa participação na competição nacional da vertente francesa do concurso SuperTmatik, é hora de felicitar os alunos deste Agrupamento de escolas, pelos brilhantes resultados obtidos: Categoria :...

LANÇAMENTO DO LIVRO PECÚLIO

“…algo que parecia ser normal, comum, rotineiro transforma-se em pequenos gestos peculiares, naturais, dignos de registo. Sim, a cada palavra, a cada verso, a cada quadra, a cada terceto surgia uma...

PEEPC

Plano Estratégico De Educação Para a Cidadania >> Documento <<

EcoParlamento - Brigada Verde

“O que não acaba no lixo acaba no mar…”

 No âmbito da participação de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar no projeto Eco Parlamento, atividade âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, no próximo dia 21 de março pelas 10 horas terá início uma campanha pública de consciencialização ambiental em parceria com a Junta de Freguesia de Ronfe, o Agrupamento de Escuteiros 5 de Ronfe e a Academia da Razão.

 A escorrência urbana transporta todo o tipo de lixo das nossas ruas e valetas para os rios que inevitavelmente acaba no mar. Todo o tipo de plásticos, beatas, papel e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes acabam no mar. Os resíduos deves ser colocados nos locais apropriados, reciclando sempre que possível o papel, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, pastilhas elásticas, por exemplo.

No dia 21 de março decorrerá a primeira ação de sensibilização pública envolvendo as entidades referenciadas, sendo realizado para o efeito uma recolha de lixo e respetiva separação nos seguintes locais: Alameda Abel Salazar, Rua 13 de maio, espaço exterior da escola EB 2,3 Abel Salazar e do Centro Escolar de Ronfe. Alunos, professores, funcionários e público em geral estão convidados a participar nesta ação de grande dimensão. No local, os estudantes integrantes do projeto Eco Parlamento acompanhados pela restante comunidade estudantil apresentarão o projeto “O Mar também nos pertence” que discute o Objetivo 14 – Vida debaixo da água da Agenda 2030 da ONU.

Poderemos concluir que o mar começa no espaço que o cidadão ocupa e que do seu comportamento dependerá o estado dos oceanos e a preservação das espécies marinhas.

Esta campanha decorrerá até ao dia 23 de março e aproveitar-se-á igualmente para assinalar o Dia Mundial da Floresta a 21 de março e do Dia Mundial da Água que acontece a 22 de março.

 “…O Mar Começa Aqui e a sua preservação em Nós”