Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram...

AEPAS ACOLHE - Escolas 1.º Ciclo

Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo   Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos...

Nas Nuvens

No passado dia vinte e quatro de abril, o Ateliê de Teatro AEPAS, “O Ator das Palavras”, estreou a peça de teatro “Nas Nuvens”, produzida este ano letivo e que...

English International Language Day - 23/24

23rd April English International Language Day   Os alunos da escola sede do AEPAS celebraram hoje o Dia Internacional da Língua Inglesa. Esta efeméride foi assinalada com duas atividades que envolveram todos os...

25 de Abril 1974 - 2024

25 de abril de 1974 - 2024

Neste ano letivo celebram-se os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Nesse sentido, ciente da importância da efeméride, o AEPAS pretendeu assinalar a data com um maior destaque e um maior envolvimento da comunidade escolar, e só com esse envolvimento foi possível alcançar os objetivos.
Assim, no dia 11 de abril, teve lugar na Biblioteca Escolar, pelas 10h, uma palestra intitulada «A revolução do 25 de Abril na primeira pessoa», com o Dr. Manuel Cunha na qualidade de militar de abril e com a presença de turmas do 9º ano.
No dia 22 de abril, na Sala do Aluno, foi exibido o filme «Capitães de Abril, proposto pelo Plano Nacional do Cinema, para assinalar a data. Foi uma sessão aberta com contou com a assistência de algumas dezenas de alunos.
No dia 23 de abril, também na Sala do Aluno, teve lugar um espetáculo musical, «Canções de Abril», em que os alunos do 6.º ano, da professora Ana Raquel Fernandes, da Subestrutura de Música e Clube de Guitarras, cantaram uma série de músicas associadas à revolução de abril. Este momento foi especialmente brilhante pelo envolvimento dos alunos, quer os músicos, quer a assistência.
Por fim, no dia 24 de abril, estreia a peça de teatro «Nas Nuvens», com 4 sessões diurnas. Haverá, também, uma sessão noturna, dedicada aos pais dos alunos e restante comunidade educativa, mas essa só terá lugar no dia 10 de maio, 6ª feira, no Salão Paroquial de Ronfe. Esta peça envolve cerca de 30 atores e, num estilo de comédia musical, aborda a problemática das alterações climáticas, com alusão, também, ao 25 de Abril e é mais uma apresentação do Ateliê de Teatro «O Ator das Palavras».
Ao mesmo tempo foi possível ver em diversos pontos da escola várias decorações feitas com a colaboração das subestruturas de Educação Visual e de Educação Tecnológica e das Assistentes Operacionais, com propostas de criação artística como forma de perpetuação de valores e sentidos, tendo por base o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974.
Existem também exposições das subestruturas de História, de Geografia, do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais e do Clube Europeu, sobre a evolução que se deu nos últimos cinquenta anos nas suas áreas de conhecimento e também a opinião dos Encarregados de Educação sobre as alterações que se deram no mundo. Na Biblioteca Escolar está patente uma exposição de livros alusivos ao 25 de Abril e trabalhos produzidos por alunos com poemas e desenhos referentes à efeméride.
No âmbito das disciplinas de HGP (6º ano) e de História (9º ano) e Cidadania e Desenvolvimento, foram promovidos trabalhos de pesquisa e recolha de testemunhos, sobre o período da ditadura e a revolução de 25 de abril de 1974. No átrio da escola foi e continua a ser emitido um vídeo, desenvolvido pela subestrutura de TIC, com imagens da revolução, documentários, música e imagens alusivas ao tema.