Semana da Europa

Semana da Europa na Escola Professor Abel Salazar Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data...

Projeto Erasmus+

Projeto Erasmus+ “Diversity and Culture make the UNION” realiza evento com as escolas parceiras No passado dia 14 de maio, alunos e professores que fazem parte do Projeto Erasmus+ “Diversity and...

XXII COMEMORAÇÕES DE ELEVAÇÃO DE RONFE A VILA

No âmbito das XXII Comemorações de Elevação de Ronfe a Vila, a Junta de Freguesia de Ronfe, presenteou esta comunidade educativa (pessoal docente, pessoal não docente e pessoal discente) «pela...

Semana da Leitura – Sessão de Abertura

Nestaedição da Semana Concelhia da Leitura, centrada no tema O Som das Palavras, vamos festejar a palavra como ato comunicativo. Vamos dar voz e espaço aos leitores, na partilha contagiante do gosto e...

Artigos

Projeto Parlamento dos Jovens 2019-21

 Projeto Parlamento dos Jovens 2019-2021

 

Teve lugar no dia 12 de abril a Sessão Distrital de Braga do projeto Parlamento dos Jovens. Esta sessão realizou-se por videoconferência através da plataforma eletrónica Zoom.

Esta Sessão Distrital, que habitualmente decorre durante dois dias, dado o elevado número de escolas participantes, realizou-se este ano num só dia, o que só foi possível dada a simplificação de algumas das etapas da agenda.

A nossa escola esteve muitíssimo bem representada pela senhora deputada Maria Luísa Coelho e pelo senhor deputado Rúben Dias.

Logo a abrir a sessão, o deputado Rúben Dias colocou uma questão ao senhor Deputado da Assembleia da República presente nesta sessão. De seguida, já no debate dos Projetos de Recomendação, a deputada Maria Luísa Coelho respondeu com bastante acerto e assertividade às quatro questões que foram levantadas por outros deputados relativamente ao projeto de recomendação apresentado pela nossa escola.

No debate e votação na especialidade em Comissões, os nossos deputados estiveram interventivos e construtivos na sua comissão, de maneira que conseguiram que fosse incluída uma das medidas constantes no nosso projeto de recomendação no aditamento ao texto-base. De resto, mostrando também a valia do nosso projecto de recomendação, elaborado em Sessão Escolar na nossa escola, uma outra medida do mesmo foi proposta como aditamento numa outra comissão em debate na especialidade.

Na eleição dos deputados à Sessão Nacional, efetuada através de formulário eletrónico, os nossos deputados foram eleitos como segundos suplentes à Sessão Nacional o que comprova o seu bom desempenho, mas também o reconhecimento disso mesmo por parte do 78 deputados presentes nesta Sessão Distrital. Estão, pois, de parabéns por terem conseguido um dos melhores resultados obtidos por deputados desta escola na sua primeira participação, o que nos dá garantias em relação ao futuro da nossa participação neste projeto.

O Coordenador do Projeto Prof. Alexandre Trindade