Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram...

AEPAS ACOLHE - Escolas 1.º Ciclo

Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo   Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos...

Nas Nuvens

No passado dia vinte e quatro de abril, o Ateliê de Teatro AEPAS, “O Ator das Palavras”, estreou a peça de teatro “Nas Nuvens”, produzida este ano letivo e que...

English International Language Day - 23/24

23rd April English International Language Day   Os alunos da escola sede do AEPAS celebraram hoje o Dia Internacional da Língua Inglesa. Esta efeméride foi assinalada com duas atividades que envolveram todos os...

Artigos

Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore

Dia Mundial da Árvore 2024

 “Nesta data, destacam-se a beleza e a importância das árvores e reconhece-se o papel vital que desempenham na promoção de uma sociedade consciente, sustentável e em equilíbrio com a natureza.

O Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore é um convite à reflexão sobre a importância das árvores/florestas na nossa vida e para todos os seres vivos, bem como incluir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no nosso dia-a-dia. A Educação Ambiental, domínio da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), vem contribuir para a sensibilização das crianças e jovens no sentido de incorporarem práticas sustentáveis através do currículo.”

Neste sentido a nossa escola realizou a atividade “Pomar na Escola”, com o objetivo de alertar os/as alunos/as a envolverem-se ativamente na preservação da natureza e na promoção de um ambiente sustentável.

Nesta atividade todas as turmas foram convidadas a participar na plantação de uma árvore, num total de 25 árvores, formando assim um pomar.

Trata-se de uma medida prática no sentido de promover a sustentabilidade e de melhoria dos espaços verdes dentro do ambiente escolar.

Esta atividade não seria possível sem excelente ajuda da loja Leroy Merlim em Guimarães que ofereceu gentilmente as 25 fruteiras de diversas espécies. Fica desde já o nosso agradecimento.

 “Ao cultivarmos o amor pelas árvores e pela natureza, estamos a investir no bem-estar das gerações presentes e futuras e na preservação do nosso planeta.”