Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram...

AEPAS ACOLHE - Escolas 1.º Ciclo

Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo   Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos...

Nas Nuvens

No passado dia vinte e quatro de abril, o Ateliê de Teatro AEPAS, “O Ator das Palavras”, estreou a peça de teatro “Nas Nuvens”, produzida este ano letivo e que...

English International Language Day - 23/24

23rd April English International Language Day   Os alunos da escola sede do AEPAS celebraram hoje o Dia Internacional da Língua Inglesa. Esta efeméride foi assinalada com duas atividades que envolveram todos os...

Artigos

Olimpíadas de Química Júnior - 1.º Lugar

A Escola EB 2,3 Abel Salazar conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Química Júnior.
A equipa daquela escola vimaranense de Ronfe foi constituída pelos alunos Luísa Lobo, Margarida Machado e Pedro Sousa que se fizeram acompanhar pela professora Felícia Lemos.

A prova realizou-se na Escola de Ciências da Universidade do Minho com a participação de alunos de 30 escolas dos distritos de Braga e Porto, sendo que os melhores podem apurar-se para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia.
As provas teórica e prática desta eliminatória foram organizadas pelo Departamento de Química da ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Química.
A medalha de prata coube à EB1/JI de Silvares, Fafe e a medalha de bronze foi entregue à EBS Santos Simões, de Guimarães, com os alunos Leonor Gonçalves, Mafalda Branco e Manuel Ramos, apoiados pela professora Helena Maria Gomes Matos.
As três equipas participam a 18 de Maio na final nacional, em Lisboa onde serão apurados os representantes de Portugal para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia, em data a anunciar.

Além de aproximar as escolas básicas e as universidades, as Olimpíadas de Química Júnior pretendem “dinamizar o estudo e o ensino da Química, despertar o interesse por esta ciência e cativar vocações para carreiras científico - tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos.