SrpingFest

SpringFest- Encontro dos alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Braga- usufruindo de diversas atividades, desde concertos, canoagem. Escalada, entre outras. Os alunos...

"Girls in ICT" - UBBU

O Clube de Ciência obteve um segundo lugar e menção honrosa no concurso da plataforma UBBU, "Girls in ICT". O desafio era contar uma história sobre uma mulher marcante na tecnologia....

Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram...

AEPAS ACOLHE - Escolas 1.º Ciclo

Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo   Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos...

Artigos

Semana da Europa AEPAS

Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram dinamizadas diversas atividades e desafios alusivos à União Europeia.

Respondendo ao repto lançado pelos respetivos docentes, os alunos elaboraram uma exposição, em 3D, representando as principais Instituições Democráticas Europeias e Nacionais, assim como dois candelabros alusivos ao tema. Sob liderança dos membros do Clube Europeu foi ainda promovido uma mostra de Lapbooks sobre a Europa intitulado “A Europa aos Nossos Olhos”.

No dia 9 de maio na Biblioteca da Escola Sede foi levada a cabo uma Palestra tendo como convidado o Sr. Vereador do Pelouro do Ambiente a Proteção Civil da Câmara Municipal de Braga, Eng. Altino Bessa. Foram debatidas questões relacionadas com a Europa, Eleições Europeias, Poder Local, Instituições Democráticas e Pedagogia. Tratou-se de um momento muito pertinente na formação dos nossos alunos, nomeadamente no que se refere ao funcionamento da Instituições Democráticas, no desenvolvimento de competências alicerçadas ao estímulo para o aumento da literacia sobre política e o funcionamento da Democracia, tema inserido no contexto das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril, incidiu-se ainda sobre a importância das boas práticas ambientais e sustentabilidade.

Na biblioteca os alunos da Turma B do Sétimo Ano de Escolaridade de uma forma criativa e dinâmica dinamizaram uma Exposição de Bolos Bandeira aludindo a elementos identitários de alguns Estados-Membros, tendo mobilizado alunos de outras turmas nesta forma diferente de aprender, aprender de forma lúdica e original, trabalharam curiosidades e as cores dos diferentes países, que, no seu somatório resulta na grande diversidade que representa o Espaço Europeu.

Nesta articulação de Experiências Pedagógicas contou-se ainda com um momento musical preconizados pelos alunos do 6º. Ano de Escolaridade, sob orientação da Professora Ana Raquel ouviu-se o «Hino da União Europeia - Ode à Alegria de Beethoven», constituindo um momento de reflexão, de apelo ao sentimento de pertença ao território e à União Europeia.

Por fim, os alunos do 7.º Ano de Escolaridade, com o objetivo de “Pensar a Europa”, escreveram cartas dirigidas à Europa, manifestando as suas preocupações e aspetos positivos dos tempos mais recentes. Esta atividade foi realizada em articulação com a Disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica e Docentes do Departamento de Expressões.