SrpingFest

SpringFest- Encontro dos alunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Braga- usufruindo de diversas atividades, desde concertos, canoagem. Escalada, entre outras. Os alunos...

"Girls in ICT" - UBBU

O Clube de Ciência obteve um segundo lugar e menção honrosa no concurso da plataforma UBBU, "Girls in ICT". O desafio era contar uma história sobre uma mulher marcante na tecnologia....

Semana da Europa AEPAS

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, de 6 a 10 de maio, sob proposta da Subcoordenação de Geografia em articulação com o Clube Europeu e Biblioteca Escolar, foram...

AEPAS ACOLHE - Escolas 1.º Ciclo

Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo   Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos...

Apoio à REFOOD - Guimarães

9º ano apoia a REFOOD - Guimarães

  REFOOD

51 alunos do 9º ano, no âmbito da área do Voluntariado da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do Plano Anual de Atividades da nossa escola, com a supervisão do Professor Mário Gomes e Professora Carla Silva deslocaram-se à REFOOD – Guimarães no dia 23, 24, 25, 26, 28 de janeiro e 4 de fevereiro para conhecer melhor a instituição. Os alunos foram divididos em grupos de 4 ou 5 e dedicaram duas horas do seu dia a ajudar quem precisa de ajuda.

A Refood que nasceu em Portugal e tem já 60 núcleos no país e no estrangeiro, dedica-se à recolha de alimentos que sobram ao fim do dia e que são gentilmente cedidos por vários estabelecimentos comerciais. Posteriormente, nas instalações junto à Junta de freguesia de Azurém, é feita uma preparação dos “Cabazes” e “Kits” para várias famílias beneficiárias devidamente registadas e comprovadamente necessitadas. A maioria dos “cabazes” é entregue no local, mas alguns outros são transportados até locais previamente combinados na cidade.

Os alunos fizeram recolhas, entregas, separação de alimentos, preparação de cabazes e kits, analisaram grelhas com códigos complexos, apontamento de stocks, etc.

Fomos muito bem recebidos e pelos agradecimentos, foi feito um muito bom trabalho. Ficamos espantados com o que sobra na cidade e arredores e todo o bem que se pode fazer com isso. Os alunos revelaram empenho, dedicação e respeito e adoraram. Quem sabe se um dia voltarão como voluntários regulares?

Agradece-se particularmente aos voluntários que nos receberam por todo o apoio, simpatia e igualmente aos encarregados de educação pelo apoio imprescindível no transporte até ao local e pelo apoio à iniciativa.

Se conhecer no concelho alguma situação particular de pessoa com carência alimentar, possível fornecedor ou ainda pretender tornar-se voluntário regular entre em contacto com a REFOOD - Guimarães.