Projeto AEPAS ACOLHE voltou às Escolas do 1º Ciclo
Conscientes de que os movimentos migratórios tendem a aumentar, originando um acentuar da diversidade cultural na sociedade, e, particularmente, nas escolas, nos dias 22 e 24 de abril, inserido o âmbito do Projeto AEPAS ACOLHE foram dinamizadas, por alguns alunos do Sétimo Ano de Escolaridade, duas sessões de sensibilização: uma realizada na EB1 de Poças, outra no Centro Escolar de Ronfe em turmas do 3º. e 4º. ano.
Sabemos bem que a escola tem um papel fundamental na integração dos alunos imigrantes pois, além da formação de competências e capacidades cognitivas, desenvolve aptidões sociais através da transmissão de valores que permitem o relacionamento positivo entre os indivíduos, nomeadamente o multiculturalismo e este defende que os indivíduos possam integrar-se na sociedade sem perder as caraterísticas da sua cultura, de acordo com os princípios de liberdade e respeito uns pelos outros.
Na senda destas preocupações, priorizamos o processo de integração e a promoção de uma educação intercultural perante um público muito jovem, contudo estamos conscientes que existem alguns desafios pois persistem choques culturais e dificuldades significativas, mas é sobre elas que o Projeto AEPAS ACOLHE se propõe a atuar. Com este projeto-ação prospetamos a articulação vertical (envolvimento de alunos dos 1º. e 3º. Ciclos); atuar a montante nas faixas etárias mais jovens ambicionando-se repercussões/efeitos polarizadores na sociedade global e promover a diversidade e o respeito pela diferença; desenvolvimento de Competências Sociais e de Desenvolvimento Pessoal com incidência na importância da inclusão, como ser mais empático e solidário. Os objetivos delineados nestas ações foram amplamente alcançados. Fica cada vez mais presente que caminho sobre este tema faz-se caminhando… e nasce nos nossos alunos dinamizadores um compromisso de cidadania.
Por fim, agradecemos às docentes do 1º Ciclo e o contributo do Clube de Robótica AEPAS na produção de Porta-chaves alusivos ao projeto, os nossos pequenos adoraram!
Registos de alguns momentos no decorrer das sessões de sensibilização:
|