Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Parlamento dos Jovens - Informação à Comunidade

Informação à Comunidade Decorreu nos dias 18 e 19 de março a Sessão Distrital de Braga do Parlamento dos Jovens. Os nossos deputados efetivos, Beatriz Borges (9ºB) e Francisco Guimarães (9ºE) e o...

Cáritas na Escola - 9.ºE

No dia 21 de março de 2024, os alunos do 9.ºE tiveram uma experiência diferente e marcante para as suas vidas. No seguimento do projeto desenvolvido na escola intitulado “Cáritas...

“Leitura, espaço de liberdade” - 9.ºE

No âmbito da semana da leitura, os alunos da turma 9.ºE foram desafiados para organizarem uma tertúlia cujo tema era “Leitura, espaço de liberdade”Teve como convidada a Sr.ª Vereadora da...

AEPAS – Projeto “Diversity, Unity, Equality”

AEPAS – Projeto “Diversity, Unity, Equality”

 Mobilidade a Portugal em abril foi uma das últimas atividades do Projeto

O projeto Erasmus+ Educação e Formação “Diversity, Unity, Equality”, em implementação no AEPAS, encontra-se já em fase de conclusão, terminando a 31 de agosto do corrente ano letivo.

Iniciado a 1 de setembro de 2020, direcionado para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e tendo como tema a igualdade de género, este projeto permitiu um trabalho em parceria com escolas da Croácia, da Grécia, de Espanha e da Turquia, contribuindo para o aumento de conhecimentos não apenas sobre a cultura e tradições destes países, como também sobre o seu sistema de ensino, das suas práticas letivas e escolares. Simultaneamente, favoreceu um desenvolvimento cívico e linguístico dos participantes e o reforço da tomada de consciência da existência de estereótipos de género e a necessidade de os ultrapassar.

Durante 24 meses, tempo de duração deste projeto, foram levadas a cabo uma variedade de atividades e desenvolvidos trabalhos que envolveram um total de 31 alunos orientados por uma equipa de 5 professores do AEPAS. De entre as várias atividades desenvolvidas destacam-se as mobilidades físicas.

No passado mês de abril tivemos a oportunidade de nos tornarmos anfitriões e receber no nosso Agrupamento as equipas dos vários países.

Durante cinco dias os participantes no projeto puderam desenvolver atividades relacionadas com o tema e usufruir da estadia em Guimarães. Alunos e professores visitaram o centro histórico desta cidade, tendo sido recebidos no Salão nobre da Câmara Municipal pela  Vice-presidente Drª Adelina Pinto.

Iniciada com uma atividade de icebreaking, esta mobilidade, organizada pelo AEPAS, contou com atividades de apresentação do espaço escolar, palestras dinamizadas pelos discentes, exposições, e, uma versão em inglês da peça “Violeta” que versa a temática da violência doméstica e foi levada a palco pelo Clube Atelier de Teatro. Foram igualmente realizadas visitas ao Museu do Traje e Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, ao Museu dos Bilros e da Nau Quinhentista em Vila do Conde, ao centro histórico do Porto incluindo uma visita às Caves Burmester e passeio de barco pelo rio Douro, e ainda, inevitavelmente, uma subida de teleférico até à Serra da Penha onde foi possível usufruir da paisagem deslumbrante sobre a cidade de Guimarães e da visita guiada pelos recantos e segredos desta serra.

Ao trabalhar nestes projetos, os nossos alunos, professores e toda a comunidade educativa em geral, aprenderam mais sobre a Europa, sobre as diferenças e semelhanças dos diversos backgrounds culturais e linguísticos, refletiram sobre uma temática atual e pertinente, sendo também incrementada uma atitude ainda mais positiva face à Europa e à cada vez mais premente necessidade de união, cooperação e solidariedade entre os países deste continente.

A Coordenadora dos projetos Erasmus +

Elisa Melo Silva 

Atividades