Orçamento Participativo Das Escolas - 2024

Decorreu no dia 22 de março, o ato eleitoral relativo ao projeto Orçamento Participativo das Escolas. Foram a votos dois excelentes projetos, Sinalética Multilíngue na Escolas (Catarina Gomes Vieira do...

Parlamento dos Jovens - Informação à Comunidade

Informação à Comunidade Decorreu nos dias 18 e 19 de março a Sessão Distrital de Braga do Parlamento dos Jovens. Os nossos deputados efetivos, Beatriz Borges (9ºB) e Francisco Guimarães (9ºE) e o...

Cáritas na Escola - 9.ºE

No dia 21 de março de 2024, os alunos do 9.ºE tiveram uma experiência diferente e marcante para as suas vidas. No seguimento do projeto desenvolvido na escola intitulado “Cáritas...

“Leitura, espaço de liberdade” - 9.ºE

No âmbito da semana da leitura, os alunos da turma 9.ºE foram desafiados para organizarem uma tertúlia cujo tema era “Leitura, espaço de liberdade”Teve como convidada a Sr.ª Vereadora da...

Apoio à REFOOD - Guimarães

9º ano apoia a REFOOD - Guimarães

  REFOOD

51 alunos do 9º ano, no âmbito da área do Voluntariado da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do Plano Anual de Atividades da nossa escola, com a supervisão do Professor Mário Gomes e Professora Carla Silva deslocaram-se à REFOOD – Guimarães no dia 23, 24, 25, 26, 28 de janeiro e 4 de fevereiro para conhecer melhor a instituição. Os alunos foram divididos em grupos de 4 ou 5 e dedicaram duas horas do seu dia a ajudar quem precisa de ajuda.

A Refood que nasceu em Portugal e tem já 60 núcleos no país e no estrangeiro, dedica-se à recolha de alimentos que sobram ao fim do dia e que são gentilmente cedidos por vários estabelecimentos comerciais. Posteriormente, nas instalações junto à Junta de freguesia de Azurém, é feita uma preparação dos “Cabazes” e “Kits” para várias famílias beneficiárias devidamente registadas e comprovadamente necessitadas. A maioria dos “cabazes” é entregue no local, mas alguns outros são transportados até locais previamente combinados na cidade.

Os alunos fizeram recolhas, entregas, separação de alimentos, preparação de cabazes e kits, analisaram grelhas com códigos complexos, apontamento de stocks, etc.

Fomos muito bem recebidos e pelos agradecimentos, foi feito um muito bom trabalho. Ficamos espantados com o que sobra na cidade e arredores e todo o bem que se pode fazer com isso. Os alunos revelaram empenho, dedicação e respeito e adoraram. Quem sabe se um dia voltarão como voluntários regulares?

Agradece-se particularmente aos voluntários que nos receberam por todo o apoio, simpatia e igualmente aos encarregados de educação pelo apoio imprescindível no transporte até ao local e pelo apoio à iniciativa.

Se conhecer no concelho alguma situação particular de pessoa com carência alimentar, possível fornecedor ou ainda pretender tornar-se voluntário regular entre em contacto com a REFOOD - Guimarães.

Atividades